Para que um pneu atinja a sua quilometragem em vida útil, torna-se necessário fazer periodicamente manutenção no mesmo e em seus componentes diretamente ligados tal como: amortecedores, molas, peças de suspensão, sistema de freios, rolamentos que agem diretamente sobre pneus.

 
ALINHAMENTO

Todo veículo deve manter as rodas dianteiras e traseiras perfeitamente apoiadas no solo. Obtem-se isto, através do correto alinhamento das rodas, determinados os valores apresentados pelo fabricante do veículo.

Veículo desalinhado provoca;

Instabilidade e insegurança
Desgaste irregular e prematuro dos pneus.

Deve-se alinhar o veículo, quando:

Na troca de pneus, ou quando apresentarem desgaste irregular, sofrer impactos na suspensão, substituição de componentes de suspensão, periodicamente a cada 7.000 Km.

BALANCEAMENTO DE RODAS

Consiste em distribuir uniformemente a relação de peso entre pneu e aro (roda), trazendo equilíbrio a este conjunto o que proporciona conforto e segurança.

Desbalanceamento de rodas provoca:

Vibrações, desgaste acentuado de componentes mecânicos e irregulares no pneu, além de desconforto ao dirigir.

Deve-se balancear as rodas, quando;

Na troca de pneus, surgirem vibrações e a cada 7.000 Km.

CALIBRAGEM COM NITROGÊNIO

O nitrogênio tem a vantagem de ser um gás mais estável que o ar comprimido, utilizado na maioria dos postos e borracharias. Assim, o pneu não esquenta tanto ao rodar, o que, no longo prazo, proporciona maior durabilidade. O problema é que existem poucos locais onde é possível calibrar os pneus com nitrogênio, e a operação é paga. Se for adotar o nitrogênio, lembre-se de que é preciso substituir todo o ar pelo novo gás. Caso contrário, o nitrogênio não trará benefício nenhum.

Algumas Vantagens do Nitrogênio

  •   Maior durabilidade.
  •   Maior segurança ao usuario.
  •   A incidência de estouro reduz em 75%, proporcionando maior segurança para o motorista.
  •   Suas moléculas são maiores, o que faz com que a perda de ar dos pneus seja mais lenta(não perde calibragem);
  •   É livre de  umidade e oxigênio(não oxida a malha de aço do pneu e roda,não ataca a borracha do pneu e válvula).
  •   Não ocorre combustão em presença de nitrogênio, por isso é muito utilizado em veículos que trafegam por ambientes onde há risco de incêndio, como minas-subterrâneas , Fórmula 1 e Fórmula Indy  e aviões no mundo inteiro.
  • Um pneu com 15%  a menos de pressão consome 25% da vida útil do mesmo, com 30% a menos consome 50% a mais do pneu, e também combustível.
CAMBAGEM

É o ângulo formado pela inclinação da roda em relação a um plano vertical, ou seja, é a inclinação da roda para dentro ou para fora, quando vista de frente. A finalidade do câmber é distribuir uniformemente o peso do veículo na superfície do pneu.

FREIOS

Um dos principais sistemas de segurança d e um veículo. Sempre conservado e ajustado proporcionará ao condutor tranqüilidade a qualquer necessidade de frenagem.
O sistema de freio é composto basicamente de: pedal de acionamento,cilindro mestre, servo de freio, pinças, cilindro de rodas, discos, lonas, tambores, sapatas, pastilhas, mangueiras e fluido de freio; aliás, este, também tem vida útil e deve ser trocado pelo menos a cada 10.000 Km.

A Inspeção do sistema de freio se faz necessário quando:

A cada 5.000 Km.
Pedal de Freio estiver trepidando ou descendo ao aciona-lo.
Frear o veículo e ele puxar para o lado.

 
 
INJEÇÃO ELETRÔNICA

Os bicos da injeção eletrônica do automóvel também precisam de cuidados. A cada 40 mil quilômetros, eles devem ser limpos porque a sujeira geralmente presente no combustível pode entupir o sistema. Isso termina aumentando o consumo e prejudicando o desempenho do motor.

 
REGULAGEM DE FAROL

A boa regulagem propicia o aproveitamento total do facho luminoso do veículo, tornando o dirigir mais confortável e evitando o ofuscamento da visão de outros motoristas, garantindo a segurança. O alinhamento dos faróis dos veículos, regula os eixos verticais, horizontais e simetria dos fachos de luzes, além de checar o estado geral das lâmpadas.

 
 
SUSPENSÃO

Com a grande quantidade de buracos e irregularidades que se espalham pelas ruas e estradas brasileiras, as peças da suspensão acabam sendo muito afetadas. Rodar com molas e amortecedores em mau estado compromete não apenas o conforto ao rodar, mas também a segurança.

 
 
TROCA DE ÓLEO

O óleo do motor tem como função lubrificar e reduzir a um mínimo o atrito e o calor gerados, mantendo a temperatura das partes móveis do motor dentro dos limites toleráveis, evitando desgastes prematuros destas partes. Com o funcionamento do motor o óleo se contamina perdendo sua eficiência, podendo comprometer a vida útil do motor, dessa forma,
deve ser trocado periodicamente de acordo com as indicações no manual do fabricante do veículo, para que não ocorra falhas no sistema de lubrificação.
Além disso, não esqueça de verificar o nível do óleo a cada 1.000 quilômetros e antes de viagens longas.

 
 
TROCA DE FILTRO

São utilizados em todos os veículos e têm o objetivo de reter partículas e outras sujeiras que possam prejudicar o desempenho dos componentes que protegem.

Filtro de ar: tem a função de separar e eliminar todas as partículas existentes no ar aspirado pelo motor. Os filtros devem ser trocados a cada 10.000 quilômetros, pois sua utilização correta aumenta consideravelmente a vida útil do motor e diminui o consumo de combustível.

Filtro de óleo: tem a função de separar os resíduos que contaminam o óleo, como partículas metálicas que são desprendidas por atrito das peças, óleo carbonizado derivado da combustão do motor e outros. A troca do filtro de óleo deve ser feita a cada 10.000 quilômetros.

Filtro de Combustível: tem a função de isentar o combustível de partículas de impurezas como a ferrugem, os resíduos existentes nos tanques dos veículos e até mesmo no próprio combustível. A troca do filtro de combustível deve ser feita a cada 15.000 quilômetros.

 

 
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